Pages

JORNAL DE FATO

Professores voltam à sala de aula, mas com greve marcada para segunda
Os professores e funcionários da rede municipal de educação de Upanema decidiram adotar o último recurso para conquistar reajuste salarial.
Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal, os servidores aprovaram a realização de greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 4 de abril.
Durante discussão no plenário da Câmara, os servidores da educação entenderam que a paralisação é única maneira existente para levar a prefeita de Upanema, Maristela Freire, a apresentar uma proposta de reajuste salarial para a categoria. "Já usamos todas as alternativas sem sucesso. Tentamos conversar, realizamos paradas de advertência, mas a prefeita até agora não se manifestou. Agora, só nos resta a greve", salientou a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), Rosemary Sobral.
A greve foi aprovada, mas foi bastante lamentada pelos professores. "Não queríamos chegar a esse ponto. A paralisação só atrapalha a educação, prejudicando toda a comunidade escolar, especialmente os estudantes", observou o professor de Matemática Josiel Gondim, da Escola Municipal Professora Maria Gorete.
Rosemary Sobral destacou que a greve pode ser cancelada se a prefeita apresentar uma proposta de reajuste salarial até a próxima sexta-feira, 1° de abril. "Só depende dela. O que nós queremos é abrir negociação, coisa que Maristela ainda não fez", relatou.
Outros procedimentos serão adotados pela categoria. Rosemary informou que na próxima quinta-feira, 31, vai procurar e solicitar a participação do Ministério Público no processo de negociação. "Vamos mostrar ao promotor o que está acontecendo e solicitar que seja feito um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Prefeitura. Vamos tentar a intermediação da Promotoria", declarou a sindicalista.
O Sindserpup também vai solicitar a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o assunto.
Os professores reclamam reajuste salarial para reparar as perdas dos últimos anos, superior a 24%, segundo Rosemary. "Há quase três anos que não temos reajuste e estamos com salários bastante defasados", relatou.
Hoje, após 48 horas de paralisação, os professores retornam à sala de aula. Até a próxima sexta-feira, as escolas funcionarão normalmente. "Vamos aproveitar esses três dias para conversar com os pais dos alunos. Mostrar para eles o que está acontecendo na educação municipal. Queremos contar com o apoio deles nessa luta para melhorar o ensino público em Upanema", finalizou Rosemary.

0 comentários: