Pages

CORREIO DA TARDE- PROFESSORES VOLTAM ÀS AULAS

   Os pro­fes­so­res da rede mu­ni­ci­pal de en­si­no ini­cia­ram o ano letivo de 2011, na manhã desta terça-feira (22). A ca­te­go­ria pôs fim à pa­ra­li­sa­ção, que já du­ra­va 40 dias, após um acor­do fir­ma­do entre a di­re­to­ria do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção Pú­bli­ca do Rio Gran­de do Norte (Sinte-RN) e o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção, Wal­ter Fon­se­ca, du­ran­te uma au­diên­cia de con­ci­lia­ção, rea­li­za­da na manhã de ontem (21).

Na oca­sião, o se­cre­tá­rio ga­ran­tiu o pa­ga­men­to in­te­gral dos sa­lá­rios dos gre­vis­tas, além do per­dão da multa de R$ 5 mil, atri­buí­da ao Sin­di­ca­to, pelo des­cum­pri­men­to da ordem ju­di­cial em re­tor­nar ime­dia­ta­men­te às aulas.

A ca­te­go­ria con­quis­tou um rea­jus­te de 11,07%, di­vi­di­dos em duas par­ce­las. A pri­mei­ra (6,47%) será paga em março, com re­troa­ti­vo a ja­nei­ro, e, a se­gun­da (4,32%), em maio, sem o re­troa­ti­vo. A pre­fei­tu­ra as­su­miu ainda o com­pro­mis­so de tra­ba­lhar para con­ce­der mais 4,18% de rea­jus­te, entre junho e de­zem­bro deste ano. Com isso, o per­cen­tual de rea­jus­te de 15,29%, de­ter­mi­na­do pela Lei nº. 6.129, de 15 de junho de 2010, a ser pago em ja­nei­ro deste ano, seria atin­gi­do.

No en­tan­to, de acor­do com o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção, Wal­ter Fon­se­ca, esse úl­ti­mo rea­jus­te está con­di­cio­na­do aos li­mi­tes da Lei de Res­pon­sa­bi­li­da­de Fis­cal.

Se­gun­do Fá­ti­ma Car­do­so, pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção do Es­ta­do (Sinte/RN), a pa­ra­li­sa­ção está sendo sus­pen­sa não por­que a Pre­fei­tu­ra en­du­re­ceu, mas para mos­trar à so­cie­da­de a si­tua­ção real das es­co­las, que não ofe­re­cem con­di­ções de fun­cio­na­men­to. "Pelo menos, 82 es­co­las, entre Cen­tros Mu­ni­ci­pais de Edu­ca­ção In­fan­til (CMEI) e uni­da­des de en­si­no fun­da­men­tal não estão pre­pa­ra­das para re­ce­ber os alu­nos", afir­mou.

Wal­ter Fon­se­ca disse que no de­par­ta­men­to de en­ge­nha­ria da SME, há uma equi­pe que, desde a úl­ti­ma quinta-feira (17), vem vis­to­rian­do as es­co­las, e iden­ti­fi­cou 39 uni­da­des de en­si­no fun­da­men­tal e mais 25 CMEI's, com ne­ces­si­da­de de re­pa­ros ur­gen­tes. As re­for­mas já foram ini­cia­das e as obras estão bem avan­ça­das, con­tu­do, ainda não fi­na­li­za­das.

O se­cre­tá­rio es­ti­ma que o fun­cio­na­men­to nor­mal da rede mu­ni­ci­pal de en­si­no de­ve­rá ocor­rer so­men­te na pró­xi­ma se­ma­na. Pois, esses pri­mei­ros dias serão para re­cep­ção dos alu­nos e o tér­mi­no de re­pa­ros. O ca­len­dá­rio es­co­lar para re­po­si­ção das aulas ainda está de­fi­ni­do pela Se­cre­ta­ria e será apre­sen­ta­do aos con­se­lhos de ges­tão es­co­lar de cada ins­ti­tui­ção. A SME irá de­fi­nir ainda o cro­no­gra­ma de en­tre­ga de ma­te­riais de ex­pe­dien­te e es­co­lar.

Quan­to à falta de me­ren­da es­co­lar, outra re­cla­ma­ção dos edu­ca­do­res, Wal­ter Fon­se­ca ga­ran­tiu que não ha­ve­rá di­fi­cul­da­des or­ça­men­tá­rias no re­pas­se de re­cur­sos da me­ren­da, uma vez que todos já estão li­ci­ta­dos, de­fi­ni­dos e alo­ca­dos, mas não soube de­fi­nir um prazo. Se­gun­do ele, "é só o tempo de che­gar às es­co­las".

NOTA DO BLOG: PODERIA A GESTÃO MUNICIPAL, TOMAR ISSO POR EXEMPLO E DEMONSTRAR INTERESSE E BOA VONTADE COM OS SERVIDORES LOCAIS.

0 comentários: