Pages

REPUDIAMOS ESSA PRÁTICA!

Toda categoria tomou conhecimento que a prefeita Maria Stella Freire entregou, na mesa de reunião com o sindicato, um ofício requerendo o servidor Ibamar Costa, de volta à disposição da prefeitura e não mais do SINDSERPUP como  é. Pois bem.  Nosso sindicato sabe, e acredita que a prefeita  com o seu advogado saibam que o Regime Jurídico de nosso município assegura o direito de entidades sindicais terem um servidor disponível para dar assistência aquela entidade e aos seus associados.Isso foi pensado pra fortalecer a democracia.
No ano passado, enviamos a prefeita um ofício solicitando a substituição de Ibamar por Rosemary Sobral. Ela alegou que isso só seria possível no ato da posse. Reviramos o regime jurídico do município e não encontramos nenhuma impossibilidade mas....
Agora nos vemos diante de mais uma problemática que, no nosso modo de entender, é algo arbitrário. Vejam só: Do ponto de vista legal, temos a garantia de um servidor, eleito pela categoria, de forma democrática e que é dirigente sindical. A Prefeita lança mão desse artifício logo num momento em que o sindicato e seus dirigentes, estão em confrontamento direto com o poder municipal, devido as lutas por reajuste condições de trabalho  Coincidentemente nesses últimos dias, tem se fechado o cerco para intimidar os diretores do sindicato. No nosso entendimento, mais parece uma forma de está tentando acabar com o sindicato e respingar  no processo democrático marcas de autoritarismo.
Vejo uma tremenda incoerência entre o discurso da prefeita, quando no uso da palavra, na câmara municipal, se dirigia a mim e dizia que achava que presidente de sindicato era pra está a disposição do sindicato e que se pudesse seria mais de uma pessoa, agora vem querendo determinar quem será a pessoa que vai ficar no sindicato. Me parece uma postura de alguém que não pretende fortalecer as entidades do movimento popular  e consequentemente a democracia. 
A autonomia sindical implica em seus membros decidirem sobre quem fica, quem saí, que políticas adotar, e pra isso  seus associados tem a  liberdade de voz e voto. Não imagino um sindicato livre das amarras do poder, forte e democrático se ele tiver um(a) prefeito(a) ditando as regras. 
O  nosso sindicato tem uma história linda de lutas e conquistas e tem prestado um relevante trabalho a comunidade, principalmente aos servidores municipais e os que intentaram contra a vida dessa entidade não tiveram êxito por que foi o mesmo que intentar contra a essência de qualquer servidor, sua  luta!
Queria entender como pode tanto direito adquirido com tanta luta ir sendo jogado pelo ralo dessa forma. Tudo parece inconstitucional aos olhos desse governo municipal. Tudo, que se refere ao servidor e não a outras classes ou instâncias. Se percebemos a democracia como avanço então estamos vivendo um retrocesso!

AUTONOMIA SINDICAL-FAÇA VALER!



1 comentários:

MENTES ABERTAS disse...

Muito triste essa situação. Esperamos que tudo seja resolvido e que a democracia realmente prevaleça nesse momento de incoerencia. É preciso sentar, pensar, discutir e decidir as melhores estratégias.

Força e coragem para todos vcs, quem está a frente geralmente sofre mais.