Pages

08 DE MARÇO-DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES .

MULHERES ANÔNIMAS
Ao comemorar-se mais uma vez o dia internacional mulher refleti hoje sobre o fato que aconteceu no ano1857 a data em que as bravissimas operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve contra a injustiça dos seus salários desiguais e por mais que parta daí esse dia, essas mulheres continuam no anonimato , eu quero lembrar outras tantas mulheres anônimas que ao longo dos séculos foram "em silêncio" grandes MULHERES, sem ninguém falar delas.
Quais as razões complexas que fizeram com que essas vidas de luta tenham permanecido na sombra?
Em todas as épocas, mulheres cultas escreviam, debatiam e influenciavam o seu meio.
Onde está a história de mulheres que tomavam conta de bens e de propriedades, administrando-as enquanto os seus maridos iam à guerra, que transmitiam a tradição oral da sua gente, que eram depositárias de lendas, que praticavam medicina com os parcos meios existentes, dando à luz e educando os futuros guerreiros e mandantes do seu povo?
Onde estão essas mulheres que de forma ativa estiveram em campanhas ao lado dos maridos, ou lutavam no lugar deles quando estes tinham que combater noutro qualquer lugar?
O que fizeram com a memória das mulheres que na Europa, há séculos atrás, falavam Latim, conheciam Filosofia, Teologia e ainda davam cursos públicos de retórica?
Apenas Joana D'Arc se auto-perpétuou ao morrer queimada numa fogueira inquisitorial.
Não terão os homens sido capazes de ceder às mulheres o seu devido e justo lugar?
Sob a força das suas necessidades e anseios, a mulher, foi em busca de trabalho e realização pessoal além do ser "doméstica" que tudo indicava, lhe cabia por destinação.
Compreendeu então que era mão de obra desqualificada e saiu para se preparar culturalmente e assim poder lutar com outras armas pelo seu novo lugar na sociedade.
E conseguiu!
.Impossível ficar indiferente perante esse grupo enorme de mulheres com poucos bens materiais, mas a quem resta o maior tesouro das suas vidas, os seus filhos, pelos quais renunciam a tanta coisa, passam até fome, gerem como as melhores gestoras o pouco que têm, quando têm, sobrando-lhes ainda para dar, carinho, amor, generosidade e quantas vezes lágrimas que não conseguem conter disfarçadas entre os sorrisos que amenizam as suas dores.
Mulheres de nossa cidade que salvam vidas, que resgatam da morte, que são fortes e determinadas. Poderíamos aqui está citando nomes de escritoras renomadas, vereadoras, médicas, prefeitas, governadoras e presidenta, mas essas com certeza serão lembradas por muitos e aplaudidas até pelo que não fazem. Prefiro homenagear você que, por mais que não tenha seu nome citado na história sabe perfeitamente que contribuiu e muito para a construção da mesma.
Mulheres como minha mãe que ao falar em mulher vejo nela a plenitude dessas palavras, que tem um a história  de lutas e vitórias, e que fez de tudo um pouco, para criar, educar e ensinar aos  seus filhos ocaminho da verdade e que nos orgulhamos em tê-la ao nosso lado,
É para essas MULHERES anônimas da nossa sociedade passada, presente e futura que souberam, sabem e saberão lutar pelo seu ideal com esforço e determinação mudando o rumo que na História lhes estava aparentemente destinado, que vai a minha homenagem e admiração neste Dia Internacional da Mulher.

Quero deixar o meu carinho e admiração à MARIA OLÍVIA SOBRAL DANTAS.
Uma especial e linda MULHER.

8 comentários:

Anônimo disse...

muito linda essa mensagem Rosinha.parabéns pra vc também !
guerreira até o tutano!!!
quero dizer que sua mâe é um exemplo de mulher virtuosa e que merece essa homenagem!

Anônimo disse...

só vc mesmo pra lembrar das anônimas!

Anônimo disse...

ROSINHA, PARABÉNS PELO BLOG ESTOU TE ACOMPANHANDO DAQUI DE MOSSORÓ.
BJUS E SAUDADE DO TEMPO DE FACULDADE
E DO MOVIMENTO DOS CENTRO ACADÊMICO E DCE!VOCÊ ERA MUITO MILITANTE SABIA QUE NÃO IA FICAR QUIETA!
BJUS!
LENIRA GRAÇA!

Anônimo disse...

SABE VC TEM TODA RAZÃO PRECISAMOS SER LEMBRADAS!

Anônimo disse...

Sua mãe é mesmo muito especial.

Grêmio Estudantil Aldo Felinto disse...

Não poderia deixar de parabeniza-la por este dia tão especial também minha amiga.

Parabéns guerreira

Anônimo disse...

Parabéns Rosa! valeu lembrar as anônimas, em especial sua grandiosa mâe, que tem grande repercursão pelo exemplo qoe deu a esta sociedade.

Anônimo disse...

Parabéns Rosa! valeu lembrar as anônimas, em especial sua grandiosa mâe, que tem grande repercursão pelo exemplo qoe deu a esta sociedade.