Pages

DIA DO PROFESSOR-É MELHOR REFLETIR


Lembro-me do dia em que me emocionei ao ver meu aluno que tinha dificuldade de aprendizagem lendo suas primeiras palavras. As lágrimas eram de alegria, a maneira como Ele começou a juntar letras, pronunciar palavras e frases. Vi que contribui para mudar a história de vida do meu aluno. Eu estava radiante, era uma recompensa indescritível, me orgulhei e me senti corajosa no meu jeito de ser no dom de ensinar. Uma Professora no sentido mais nobre da palavra.

O mesmo rosto feliz do meu aluno me observava no momento da greve deste ano (2010) debaixo do sol quente de rachar cuca, protestando contra os baixos salários e reivindicando melhores condições de trabalho e valorização. Ele nos observava assim como muitos e eu pensava: quantos alunos não já descobriram o mundo através de nossas mãos! Depois dos pais, somos nós professores que damos as mãos aos nossos alunos e lhes ensinamos as bases para vida e o futuro.

Muito do que somos devemos a esses homens e mulheres (agora falo como aluna) que entram nas nossas vidas e passam a fazer parte da nossa história foram eles que nos mostraram a existência dos livros que nos alimentam os sonhos e dos que nos despertam para a vida e para a luta . É no contato com o professor que desenvolvemos a consciência critica a capacidade de dizer “não” as ideologias politicamente corretas que regem e dominam a sociedade.

Médicos, engenheiros, jornalistas, políticos, empresários, metalúrgicos, empregadas domésticas todos começaram suas histórias de vida com um professor (a).

Por isso penso que há algo de muito esquisito numa cidade em que professores tenham de fazer greve para ser valorizado. Alguma coisa está errada. Ou os discursos dos políticos têm outro lado (oculto) que não aparecem nos palanques ou não tem sintonia com a realidade. Todos, (de direita ou de esquerda) incluem a educação entre as prioridades de ação. Alardeiam construção de escolas, praças, avenidas, Academias mais não lembram (ou não querem lembrar) que os professores são corpo e alma dos programas educacionais e que mesmo assim precisam de ir as ruas cobrar respeito e valorização mostrar que além do dom de ensinar tem famílias para sustentar, contas a pagar, cuidar da saúde, do aperfeiçoamento profissional. Nos elogiam nos palanques mais nos desprezam nas ações. O descompasso entre os discursos e as políticas é enorme! Neste dia do professor mais uma vez cobramos dos nossos governantes melhores salários,melhores condições de trabalhos e valorização profissional.

Esse é o meu recado pra todos no dia do professor. A vocês caros colegas, o meu abraço.

Que todo dia seja dia do professor!

RÔSE SOBRAL

0 comentários: