Pages

1º DE MAIO DIA DO TRABALHADOR

           Mensagem Dia do Trabalho:
                 
Dia do Trabalhador

Tem dias que a gente acorda, cheio de energia, e 24 horas parecem insuficientes para executarmos todas as nossas metas;
Em outros momentos, reduzimos o ritmo e o desânimo toma conta;
Mas, há aqueles dias em que sentimos que tudo vale à pena, e que não estamos aqui por acaso;
Temos uma missão, pessoal e profissional, que nos motiva a enfrentar os desafios e pensar: ESTOU FAZENDO O MELHOR!
Funcionários, trabalhadores e trabalhadoras amanhã, 1º de maio, é o Dia do Trabalhador, e vocês, com certeza, são muito importantes para construir a cidade  que temos e na qual acreditamos. Que nossa luta continue sendo justa, ética e que cada vez mais possamos estar unidos!
parabéns!
                            ROSEMARY SOBRAL

PREFEITA VISITA SINDICATO I

Alegrei-me quando soube nesta manhã que a nossa prefeita Maria Stella Freire visitou o sindicato, até pensei que fosse para responder aos ofícios que temos enviado pedindo a urgência no tratamento das questões plano e piso do magistério mas, ainda não foi isso.
Segundo a funcionária do sindicato, Francisca Galvão, a prefeita foi saber se tinha algum gari do serviço público usando a internet ou coisa parecida no seu horário de trabalho e que a mesma irá solicitar da direção que não aceite isso, pois as pessoas estão falando que as ruas estão muito sujas e que ela paga a eles para trabalharem. A funcionária respondeu que não havia nenhum gari ali no momento e que os mesmos apenas por alguns minutinhos usavam o sindicato como ponto de apoio para tomar uma água ou um café e logo saíam. A prefeita ainda questionou com uma gari o que ela fazia parada nas imediações do sindicato e se estava faltando material para o seu trabalho.


PREFEITA VISITA O SINDSERPUP II

Todos sabem que os garis têm no sindicato um ponto de apoio, o que não significa que eles não trabalham não, mas até Deus descansou! Uma paradinha para uma água bem gelada e um cafezinho é bom e recomendável! É claro que não concordamos e nem concordaremos com funcionários que querem fugir de suas obrigações mas penso que não é pra tanto.
Vou me adiantar em dizer que se percebermos isso dos garis ou de quaisquer outros funcionários com certeza lhes orientaremos a fazer bem o seu serviço, pois a comunidade merece esse retorno e somos mesmo pago pela população para trabalhar bem. Porém, o problema das ruas sujas nem é culpa dos garis nem do sindicato. Falta mão de obra qualificada, pois que me lembre de capacitação para o trabalho, só houve uma conferência promovida pelo sindicato em 2009, no mês de agosto quando diante de alguns acidentes sofridos por garis trouxemos uma especialista em segurança no trabalho para dar uma palestra na câmara municipal, corriqueiramente faltam EPIs, a coleta de lixo é um trabalho exaustivo que não dá para recolher entulhos, lamas de esgotos ou matos. Eu pergunto não tem outra forma mais diplomática de dialogar e resolver isso, se realmente ocorre assim?

                                         SUGESTÃO
Entendo e acho bom a nossa prefeita está se preocupando com as ruas sujas, pois realmente a cidade está um caos mas, penso que ela está buscando a solução em apenas um pólo, seria ideal por exemplo, uma campanha intensificada de conscientização pela manutenção das ruas limpas, um cronograma de retirada de entulho e matos feita por bairro, bem divulgada e infalível. É muito bom também começar a valorizar o gari, agora dia 16 de maio é o dia do gari vamos está ofertando um café a todos os garis e todos já estão convidados!
No mais se pudermos ajudar estamos às ordens!

NOVO VÍDEO PELA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

O movimento "Todos Pela Educação" lançou nesta terça-feira,19/04 sua nova campanha de mobilização sob o slogan "Um bom professor, um bom começo", uma iniciativa que visa cumprir as metas do plano decenal e valorizar o professor. Muito bom!

GREVE NÃO ACABOU, FOI SUSPENSA.

A categoria aprovou e a direção acatou a decisão de suspender a greve dos servidores da educação.
As reivindicações  da categoria foram descutidas por intermédio do ministério público que diante das partes fez um termo de audiência comprometendo a prefeita a assumir o compromisso de reajuste salarial para todos os servidores de 5%, caso a recita de Abril melhore,  no caso de inalteração da receita o reajuste será concedido em maio e setembro tendo o percentual de 6,5%.
As demais pautas como pagamento de produtividade, EPIS para garís, autonomia sindical, merenda escolar, transporte escolar e condições de trabalho também foram apresentadas e aos poucos serão atendidas. No caso da produtividade, será pago um mês amanhã e o outro logo que a prefeitura receba a verba.
Os servidores da educação que estavam na assembleia comemoraram pela conquista de ter a proposta apresentada ao sindicato e de poder decidir pela suspensão da greve. A  categoria reafirmou que caso o poder executivo não cumpra a proposta voltará IMEDIATAMENTE ao movimento de greve.
A questão da liminar só reflete cada vez mais a concepção de democracia e dialogo que o poder executivo tem. Estamos orgulhosos do nosso sindicato e dos professores em especial que mostraram uma consciência política e espírito de luta que não é pra qualquer um!
Segunda-feira a prefeita agendará com o sindicato um encontro já para discutir a reformulação do plano de Cargo Carreira e Salario e cumprimentro do piso nacional do magisterio. Retornaremos nossas atividades amanhã dia 15/ 04/2011. Às 11 horas estaremos na FM 104 conversando com a comunidade.

DEBATE SOBRE O PISO NACIONAL SALARIAL AMANHÃ NA CÂMARA

O SINDSERPUP convida a todos os servidores da educação para participarem de uma palestra sobre o Piso Nacional Salarial do Magistério que vai acontecer amanhã, dia 13 de abril a partir das 8 horas da manhã no plenário da câmara municipal. Estão convidados também os nove vereadores, secretário de Educação e diretores escolar.O debate estará aberto a todos os interessados!
Todos devem participar! Vai ser muito bom!

CIA DE TEATRO DE RUA CIRANDUIS SE APRESENTARÁ AMANHÃ EM FRENTE AO SINDSERPUP

  A assembleia do SINDSERPUP amanhã, 11/04 terá  participação especial da CIA  de teatro de rua CIRANDUIS da cidade de Janduis.
Não percam !

SEGUNDA-FEIRA DIA 11/04

Ao invés da caminhada que estava prevista para segunda-feira teremos reuniões internas com todas a categoria. A caminhada acontecerá nos próximos dias, considerando que  provavelmete, segunda teremos a audiência que foi solicitada pelo sindicato ao ministério público  e não poderemos comparecer nas duas atividades ao mesmo tempo.
Fica marcado a reunião com toda a categoria a partir da 8 horas da manhã e será presidida pelo comando de greve.
Aguardamos todos vocês!

DESFECHO

Nos próximos dias teremos o desfecho dessa greve. Assim eu espero. Na quinta-feira passada procuramos o ministério público e ele se prontificou de no máximo até terça-feira, está reunindo sindicato, prefeitura e  vereadores para em uma reunião ajustarmos os pontos divergentes.
O pedido da liminar feito pela prefeitura não nos preocupa. Não vejo o que temos a perder com isso.
O direito de greve e manifestação é assegurado aos trabalhadores brasileiros, não será uma liminar que irá calar nossa voz.

SOMOS FORTES, SOMOS SINDSERPUP!

09 DE ABRIL É MUITO ESPECIAL PARATODA MINHA FAMÍLIA.

Hoje nossa  mãe completa mais um ano de vida, acordei muito feliz e agradeci ao meu Deus por nos permitir desfrutar de sua presença entre nós. A nossa mãe não goza mais de sua saúde e esse era o presente que hoje gostariamos de poder lhe dar mas, todas as coisas contribuem pra o nosso bem. Sinto saudades de ouvir sua voz, mas sei, pelo seu olhar, muito o que ela quer  nos dizer. Parabéns pra nossa mãe, por mais um ano de vida, por ser exemplo de mulher que lutou e venceu.
"As mães adoçam a vida"

DO BLOG A VOZ ESTUDANTIL

Em tempos de diversos ataques à educação pública por parte do Governo Municipal, em que avançam os processos de sucateamento nas escolas e desvalorização profissional de nossos professores, o movimento estudantil tem se debruçado com muita energia sobre os debates e manifestações dos professores municipais e visto muitas formas de opressões relacionadas à liberdade de se manifestar, reivindicar e lutar por seus direitos. Porém, acreditamos que essas lutas também são nossas e que são necessárias para a construção da democracia, do fortalecimento ao respeito a todos os professores e professoras que contribuem para um projeto de Educação emancipadora dos filhos de trabalhadores e de trabalhadoras de nossa cidade.
Neste sentido, o movimento estudantil municipal manifesta repúdio aos atos abusivos e antidemocráticos da parte do poder EXECUTIVO acontecidos nos últimos tempos e recentemente de pedir a anulação do movimento de greve, demonstrando assim claramente que não concebe a possibilidade de lados opostos ao seu e o despreparo em lidar com o que não lhe agrada. A greve dos professores é JUSTA, LEGÍTIMA e APOIADA pela comunidade. Rondam conversas de que sindicalistas são perseguidos, professores são intimados por secretários à voltar aos seus postos de trabalho, será que vivemos uma ditadura? Estes casos apenas explicitam a concepção que cada sujeito envolvido nesse processo tem, e qual a sua vertente política. Optamos por nos manifestar para não termos que ver esta prática presente em nossa política social local, reproduzidos por atuais e futuros gestores de um poder importante que é o EXECUTIVO, porque a nossa luta é Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. Desta forma nos colocamos ao lado destes PROFESSORES, contra a intolerância do poder executivo local!
                Fazemos parte de um crescente movimento estudantil em nossa cidade e só QUEREMOS O MELHOR PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL. Não estamos nos envolvendo com partidos políticos A nem B, mais nem por isso deixaremos de lutar por melhorias na educação de nossa cidade.
Obs.: Esperamos que entendam esse texto, porque é a nossa opinião expressa a todos os leitores, e pedimos que, para nos julgar por ESSE TEXTO, olhe primeiro o que está acontecendo e veja o lado de quem trabalha e o quem tem por DIREITO o que é DIREITO!
NOTA DO BLOG: Agradecemos ao apoio dos estudantes. muito obrigado.

Lei do Piso é Constitucional


Foto: Renato AlvesHoje foi um dia histórico para a educação pública brasileira. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, que contesta a Lei do Piso (11.738/08), impetrada por governadores de cinco estados foi votada hoje (06) no Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento que durou cerca de seis horas. Por 7 a 2 o STF decretou a constitucionalidade da Lei do Piso. A partir de agora, todos os estados e municípios deverão acatar o conceito de piso como vencimento inicial de carreira, sem a possibilidade de incorporar gratificações para a composição do valor.
 
"Temos a lei do nosso lado. O piso é legal e vamos fazê-lo valer em todos os estados e munícipios. Embora a lei contemple os professores com formação em nível médio, essa vitória vai beneficiar todos os professores na medida que obriga os estados a criarem planos de carreira. Com isso, os professores com nivel superiores serão beneficiados",afirmou o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão.

No Plenário 100 pessoas acompanharam o julgamento. Do lado de fora, aproximadamente 300 educadores assistiram, em telão instalado pela CNTE, ao voto de cada ministro. Após advogados terem discursado a favor e contra a Ação, o ministro Relator Joaquim Barbosa proferiu voto e considerou a ADI 4.167 improcedente. Seguiram com o relator os ministros Luis Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de  Melo e Ayres Britto. Em favor dos governadores “traidores da educação pública” foram os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio. As ministras Ellen Gracie e Carmen Lúcia votaram pela improcedência parcial da Ação.

A cada voto proferido pelos ministros a reação dos educadores que se concentravam na Praça dos Três Poderes era grande. Vaias, aplausos, gritos afirmando que “Piso é Lei” podiam ser ouvidos por quem passava no local. Ao fim do julgamento, o presidente da CNTE se dirigiu aos educadores que permaneciam na Praça dos Três Poderes e comemorou com eles a vitória. “Foi um julgamento muito emocionante. A gente revê toda a luta e vê que valeu a pena. O STF foi sensível ao nosso clamor e esta é uma vitória de todos os educadores e daqueles que lutam por uma educação pública de qualidade”, comemorou Leão ao final do julgamento. (CNTE, 06/04/11)

A CATEGORIA DECIDIU E A GREVE CONTINUA .

 A categoria decidiu  na assembleia de hoje à tarde que a greve vai continuar por tempo indeterminado.
  Esperamos a apresentação de uma proposta por parte do executivo municipal. Amanhã o comando de greve vai visitar as escolas, às 15 horas temos uma audiência marcada com o ministério público e levaremos um representante de cada categoria.
vamos continuar firmes no nosso propósito.

SINDICATO E FUNDEB CONVOCAM PARA ASSEMBLEIA GERAL

Amanhã, quarta-feira, dia 06/04 teremos uma reunião com toda a categoria no plenário da câmara municipal, às 14 horas. Todos estão convocados: Guardas municipais, auxiliares de enfermagem, motoristas, assistentes administrativos e professores. 
Estamos aguardando a confirmação da presença da prefeita Maria Stella .

AINDA SOBRE A GREVE

I- A  HISTÓRIA ESSE ANO ESTÁ BEM PARECIDA COM A DO ANO PASSSADO, COM A DIFERENÇA QUE O ANO PASSADO  A FÁTIMA BEZERRA FOI QUEM FICOU NO PREJUÍZO JUNTO COM OS PROFESSORES.

II- SE, INDICA CONDIÇÃO. ENTÃO  ESTAMOS DIANTE DE UM CONDICIONANTE (CORRE POR AÍ, QUE SE AS COISAS MELHORAREM...)

III- A CATEGORIA ESTÁ DESCONFIADA DEMAIS PRA JÁ IR ACEITANDO AS PROMESSAS ASSIM SEM NENHUM QUESTIONAMENTO. A PREFEITA PROMETEU AO CONSELHEIRO DO FUNDEB QUE SE AS COISAS MELHORAREM ELA DÁ OS 5% DE REAJUSTE NO FINAL DE MAIO E SE NÃO MELHORAR O PERCENTUAL SERÁ DE 3.25% DIVIDIDOS EM MAIO E SETEMBRO.

IV- HÁ UMA DIFERENÇA GIGANTESCA ENTRE O QUE SE DIZ POR AÍ , PRA O QUE NAS ASSEMBLEIAS TEMOS SENTIDO DE PERTO E OUVIDO DOS PROFESSORES.
PARTICIPEM DAS ASSEMBLEIAS! SÓ QUEM ESTÁ PRÓXIMO DOS PROFESSORES SABE DIZER O QUE ELES ESTÃO SENTINDO!

ESCLARECENDO SOBRE A GREVE

Até o presente não foi protocolado junto ao sindicato a apresetação de nenhuma proposta. Coisa que sempre fazemos ao executivo, informamos legalmente todos os passos dados nas paradas e greve.

AMANHÃ

Amanhã comando de greve na ativa a partir das 7 horas.
GREVE firme e forte!

ASSEMBLEIA PROVEITOSA

Como havíamos divulgado, nos reunimos nesta manhã no SINDSERPUP para avaliarmos as reuniões com os pais, a adesão à greve e prepararmos um calendário de atividades a serem desenvolvidas nestes dias.
Tivemos uma parcela significativa dos professores, a presença dos assessores e de alguns pais que pensavam que ia ter manifestação hoje, e aí foram convidados a ficar na reunião.
Avaliamos as reuniõescom os pais como positivas, analisamos cada escola e concluimos que a adesão é de 98% da categoria, criamos o comando de greve que irá atuar numa espécie de vigília aos fatos e acontecimentos, criamos comissões que vão atuar na imprensa, na reunião com o promotor, na intermediação com a comunidade e deliberamos sobre a caminhada da valorização que está prevista para os próximos dias.
O sindicato é o nosso ponto de apoio e todas as manhãs estaremos lá! compareçam.

PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE GREVE

Amanhã dia 04/04 teremos assembleia às 9 horas da manhã, na sede do SINDSERPUP.
Participem! Encaminharemos as atividades do período de greve!

ESTAMOS EM GREVE

A greve dos servidores da educação começa agora sem data pra acabar. Será mais uma etapa de luta enfrentada por professores e professoras que tem a conciência de que é preciso fazê-la e vamos fazê-la, com muita determinação e convicção de que nossa luta é  forte, é legítima e é crescente. Aos que querem nos apoiar, vamos juntos!