Pages

CONVITE

O SINDSERPUP convida a todos os serviores públicos sócios do sindicato para neste dia 28/10 participarem de um encontro em comemoração ao dia do servidor que acontecerá a partir das 9:30h na churrascaria do Nil. Estaraõ presentes autoridades e representantes de entidades locais. Participem!

28 de outubro-dia do servidor público -aquele que trabalha para a sociedade

O que faz um servidor público? É fácil saber. Basta ir a uma repartição na prefeitura, ter aula com um professor numa escola estadual, pedir informações a um funcionário do Banco do Brasil ou conhecer um agente de saúde. Pois bem, todas essas pessoas exercem um cargo público.Vamos entender melhor. Público é aquilo que pertence ao povo, o que pertence a todos, à coletividade O cargo público é criado por lei, e quem paga o salário são os cofres públicos, ou seja, toda a população, através dos impostos. O serviço público se relaciona com o governo federal, estadual ou municipal. Apesar disso, o servidor público não trabalha para o governo, ele trabalha para a população. O serviço público atende as necessidades essenciais da população, como saúde, segurança e educação. Todos os cidadãos têm direitos a esses serviços, que são para o benefício de todos. Como uma pessoa é admitida no serviço público? Por meio de um concurso aberto a todos. Os deveres e direitos dos servidores públicos estão definidos na nossa Constituição. O trabalho do servidor público é muito importante para todos nós. Nosso bem-estar depende da qualidade do trabalho dos servidores públicos, em hospitais, escolas ou repartições. Mas há muitos problemas. Você deve saber que alguns servidores não cumprem bem suas funções. Há muita burocracia, o serviço é lento e deixa a desejar. E há ainda um problema mais grave. Tem gente que usa o cargo público em seu próprio benefício! Por isso mesmo, é muito importante a gente entender o que é o serviço público e qual o papel do servidor. A ética, a eficiência, o respeito e a cordialidade são obrigações de todas as pessoas que trabalham para o bem comum. Todos nós precisamos dos serviços públicos. Espera aí, e os políticos? Claro, os cargos políticos também têm como objetivo o bem comum. Os agentes políticos também trabalham para o bem público. São os prefeitos e vereadores, os governadores e deputados estaduais, o presidente da república e os deputados federais e senadores. No entanto, os políticos não prestam concurso, mas são eleitos pelo voto. Se ganham a eleição, passam a ter um mandato público, que tem início e fim. Por isso os políticos servem a população apenas durante o período para o qual foram eleitos. Também não são regidos pelo Estatuto do Servidor Público e não têm cargo vitalício. Antes da existência do Estatuto dos Servidores Públicos, que foi criado em 1990 para regulamentar a profissão, os servidores eram chamados de funcionários públicos. Bem, agora que você já sabe como é importante o trabalho de um servidor público, pare e olhe em volta. Com certeza você conhece um servidor público que tem todas aquelas qualidades (ética, eficiência, respeito e cordialidade) e mais algumas. É a ele que você vai prestar homenagem no dia 28 de outubro.
fonte: uol educação.

Luta pela aprovação PCCS se arrasta há anos

A luta pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e salários dos servidores municipais já dura quase três anos. O Plano foi enviado pelo prefeito Jorge Luiz no ano de 2008 e deveria ser cumprido a partir de janeiro de 2010 quando foi brecado pela prefeita. O sindicato concordou em rever junto à prefeitura quais pontos eram considerados inconstitucionais (no entendimento da prefeitura ) e depois de discutidos passaria a valer, só que a última reunião sobre o PCCS foi no dia 07/07/10 onde ficou combinado que até o final do ano estaria tudo resolvido porém nenhuma reunião foi marcada para que a comissão se sentasse e discutisse. Sabemos que a prefeita passou por problemas de saúde mas o vice-prefeito está ai pra isso. O que não dá é pra parar no tempo desse jeito.
Aproveitando que amanhã é comemorado o dia do servidor público queremos aqui retratar a nossa situação: São praticamente dois anos sem reajuste salarial (exceto os que recebem o mínimo), nada de plano, nada de piso, uma desmotivação em todos os setores do serviço público, as ações na justiça estão a passo de tartaruga, qualquer vantagem possivel que acrescente o salário do servidor é brecada como por exemplo usar a desculpa do periodo eleitoral pra não reconhecer títulos e repassar o quinquênio de quem tem direito e pra não alongar a lista de desvantagem finalizamos com as péssimas condições de trabalho.
Prefeita, veja o exemplo de Ceará Mirim que exonerou 289 cargos comissionados, reveja suas prioridades e reconheça a NECESSIDADE URGENTE de reajustar nossos salários! Quanto mais anos se passarem mais defasado o nosso salário ficará, será praticamente impossivel recuperar o que perdemos!

PT E SINDSERPUP SE REUNE HOJE À NOITE

O diretório municipal do PT de Upanema se reunirá com a direção do SINDSERPUP na noite desta segunda-feira. Essa reunião tratará da campanha Pró-Dilma. Os associados que se interessarem podem participar, hoje às 19:30h. Vamos em frente!!!

SINDSERPUP COMEMORA DIA DO PROFESSOR


As atividades em comemoração ao dia do professor promovidas pelo SINDSERPUP foram muito bem sucedidas . Às11h tivemos uma grande assembleia onde discutimos sobre a (des)valorização do professor e se preparar para as demandas do próximo ano se em nada avançarmos no tocante ao plano de cargos carreira e remuneração e piso e reajuste salarial . Tivemos a participação da direção do sindicato através da presidente Rosemary Sobral como também de muitos dos professores presentes na sede do referido sindicato. Ao meio dia apresentamos um programa de rádio voltado para os professores mas, não só para homenagiá-los e sim levar a toda a comunidade Upanemense um breve relato da nossa trajetória, nossas conquistas e nosso valores. Mais vez cumprimos o nosso papel de levantar a bandeira de luta em prol da educação. Parabéns professores(as)!

DIA DO PROFESSOR-É MELHOR REFLETIR


Lembro-me do dia em que me emocionei ao ver meu aluno que tinha dificuldade de aprendizagem lendo suas primeiras palavras. As lágrimas eram de alegria, a maneira como Ele começou a juntar letras, pronunciar palavras e frases. Vi que contribui para mudar a história de vida do meu aluno. Eu estava radiante, era uma recompensa indescritível, me orgulhei e me senti corajosa no meu jeito de ser no dom de ensinar. Uma Professora no sentido mais nobre da palavra.

O mesmo rosto feliz do meu aluno me observava no momento da greve deste ano (2010) debaixo do sol quente de rachar cuca, protestando contra os baixos salários e reivindicando melhores condições de trabalho e valorização. Ele nos observava assim como muitos e eu pensava: quantos alunos não já descobriram o mundo através de nossas mãos! Depois dos pais, somos nós professores que damos as mãos aos nossos alunos e lhes ensinamos as bases para vida e o futuro.

Muito do que somos devemos a esses homens e mulheres (agora falo como aluna) que entram nas nossas vidas e passam a fazer parte da nossa história foram eles que nos mostraram a existência dos livros que nos alimentam os sonhos e dos que nos despertam para a vida e para a luta . É no contato com o professor que desenvolvemos a consciência critica a capacidade de dizer “não” as ideologias politicamente corretas que regem e dominam a sociedade.

Médicos, engenheiros, jornalistas, políticos, empresários, metalúrgicos, empregadas domésticas todos começaram suas histórias de vida com um professor (a).

Por isso penso que há algo de muito esquisito numa cidade em que professores tenham de fazer greve para ser valorizado. Alguma coisa está errada. Ou os discursos dos políticos têm outro lado (oculto) que não aparecem nos palanques ou não tem sintonia com a realidade. Todos, (de direita ou de esquerda) incluem a educação entre as prioridades de ação. Alardeiam construção de escolas, praças, avenidas, Academias mais não lembram (ou não querem lembrar) que os professores são corpo e alma dos programas educacionais e que mesmo assim precisam de ir as ruas cobrar respeito e valorização mostrar que além do dom de ensinar tem famílias para sustentar, contas a pagar, cuidar da saúde, do aperfeiçoamento profissional. Nos elogiam nos palanques mais nos desprezam nas ações. O descompasso entre os discursos e as políticas é enorme! Neste dia do professor mais uma vez cobramos dos nossos governantes melhores salários,melhores condições de trabalhos e valorização profissional.

Esse é o meu recado pra todos no dia do professor. A vocês caros colegas, o meu abraço.

Que todo dia seja dia do professor!

RÔSE SOBRAL

PRESIDENCIÁVEIS QUASE SANTOS.

Quem acompanha a campanha eleitoral neste segundo turno percebeu que tanto a Dilma quanto Serra enfatizam a questão dos valores, da vida e da família, fora, é claro, as farpas que soltam um contra o outro. No nosso entendimento essa mudança de discurso e essa adesão aos princípios cristãos se devem ao peso que os evangélicos tiveram nas urnas fazendo toda diferença numa campanha que estava praticamente garantida a candidata petista.Tivemos voz através dos quase vinte milhões de votos dados a Marina Silva. Sabendo disso os candidatos imediatamente vestiram a pele de cordeiro para conquistar os votos dos que são a favor da vida e da moralidade. Somos declaradamete contra a legalização do aborto e a criminalização dos que são contra o casamento gay, como prevê o pl 122/06. Agora, na verdade, tanto a Dilma quanto o Serra não acreditam e nem defendem isso , considero que estamos sem muita opção de voto. Não dá pra votar no projeto neoliberal do Serra e nem nas bandeiras de lutas que os eleitos pelo PT devem defender. É claro que respeitamos os gays, eles são cidadãos e devem ter direito de lutar pelo que acreditam agora, criminalizar quem não aceita suas imposições já é castrar o direito da liberdade de expressão e de credo que a democracia prescreve.

DIA DO PROFESSOR SERÁ DE MUITAS ATIVIDADES.

No dia 15 de outubro, sexta-feira, será de atividades para os professores. Uma das atividades será de um programa de rádio que irá ao ar às 12h pela FM 104,9 voltado para a categoria que vem vivendo uma situação bastante adversa. As demais atividades serão divulgadas ao longo da semana. Aguardem!

Fátima Cleide, relatora do PLC 122/06, não se reelege ao Senado

A senadora Fátima Cleide, relatora do PLC 122/06, não se reelegeu ao Senado. Embora os líderes do movimento homossexual tenham feito aguerrida campanha em seu favor, ela obteve 16,05% dos votos, a metade do segundo colocado. Soube que a senadora buscou apresentar-se durante a campanha como defensora dos princípios cristãos, mas o povo de Rondônia não enguliu o discurso e mandou-a de volta para casa pelas posições claramente assumidas em favor da agenda gay.

Fátima Cleide colheu o que plantou. Sua derrota demonstra que o povo cristão está cada vez mais atento ao trabalho dos legisladores nas casas legislativas. Não custa lembrar que a senadora agora derrotada fez uso de todos os meios possíveis para aprovar a famigerada lei, forçando, inclusive, a sua entrada em pauta numa madrugada com a presença de poucos senadores no plenário. Queria aprová-la na calada da noite. Por pouco conseguiu o seu intento.

Certamente a derrota de Fátima Cleide dificultará a tramitação do PLC 122/06 no Senado. Mas todos os que estamos na trincheira da resistência não abriremos a guarda, pois os estrategistas que querem impor sobre o brasileiro o ¨delito de opinião¨, coisa inexistente como figura jurídica, buscarão outras formas para forçar a sua aprovação.
Fonte: Blog do Pr. Geremias do Couto

E o tempo passa e nada acontece.

Faz exatamente um ano que aconteceu a audiência pública da educação promovida pela vereadora Shirley Costa e de lá pra cá nada mudou. A estratégia da prefeita em não comparecer a livrou de qualquer compromisso com a classe e quem a representou o fez muito mal. E a educação continua a mesma, baixos salários (que não são reajustados), péssimas condições de trabalho, desvalorização dos profissionais. Agora eu pergunto: Os vereadores que estavam lá não ouviram e não tomaram conhecimento da realidade? Qual deles visitou uma escola? Qual deles se preocupou em acompanhar os gastos públicos pra ver o que está sendo feito com a verba da educação? Olha sinceramente chega uma hora que não dá mais, parece que temos que lembrar ou ensinar a esses vereadores qual o seu papel! Nós professores remamos contra a maré e contamos apenas com o sindicato pra nos representar. Eu sinceramente espero que não venham nos enojar mais ainda com mensagens bonitas no 15 de outubro dizendo que nós somos importantes pra o crescimento da nação, cidade e bla, blá, blá.

Tá na hora de mudar o discurso.

ANTÔNIO JÁCOME É DESTAQUE.

Na eleição passada (2006) Antônio jácome se destacou por ser o único candidato que teve votos em todas as cidades do estado do Rio Grande do Norte e agora, contrariando todas as pesquisas, ele se consagra em primeiríssimo lugar na disputa para deputado estadual, revelando assim o que as pesquisas não mostravam, que é muito reconhecido pelo seu trabalho e honestidade. Parabéns Deputado. Carlinhos Garcia e Márcia Simone que aqui o representa, também se destacam revelando força e liderança política .

RESULTADO FINAL PARA DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL DO RN

DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS DO RN

1 - ANTÔNIO JÁCOME 54.743 (3,18%)
2 - EZEQUIEL FERREIRA 51.842 (3,01%)
3 - WALTER ALVES 50.587 (2,94%)
4 - RICARDO MOTTA 49.881 (2,90%)
5 - GUSTAVO CARVALHO 49.850 (2,89%)
6 - TOMBA 49.832 (2,89%)
7 - GILSON MOURA 49.494 (2,87%)
8 - NELTER 49.364 (2,87%)
9 - GESANE MARINHO 48.440 (2,81%)
10- GETULIO REGO 43.697 (2,54%)
11 - DIBSON NASSER 41.883 (2,43%)
12 - LARISSA ROSADO 41.609 (2,42%)
13 - DR. LEONARDO 41.133 (2,39%)
14 - MARCIA MAIA 38.554 (2,24%)
15 - VIVALDO 38.463 (2,23%)
16 - GUSTAVO FERNANDES 37.907 (2,20%)
17 - RAIMUNDO FERNANDES 37.158 (2,16%)
18 - GEORGE SOARES 36.952 (2,15%)
19 - FABIO DANTAS 35.374 (2,05%)
20 - HERMANO MORAIS 35.294 (2,05%)
21 - POTI JÚNIOR 31.881 (1,85%)
22 - AGNELO ALVES 30.995 (1,80%)
23 - JOSÉ DIAS 30.876 (1,79%)
24 - MINEIRO 24.718 (1,44%

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS

Fatima (PT) - 220.355 - 13,33%
Joao Maia (PR) - 217.854 - 13,18%
Henrique Eduardo Alves (PMDB) - 191.110 - 11,56%
Fábio Faria (PMN) - 156.688 - 9,48%
Felipe Maia (DEM) - 137.494 - 8,32%
Betinho Rosado (DEM) - 109.627 - 6,63%
Sandra Rosado (PSB) - 92.746 - 5,61%
Paulo Wagner (PV) - 55.086 - 3,33%

Fonte:Professor Josiel Gondim

Maria Gorete- só mais um probleminha.

Pra variar, no Maria gorete surgiu mais um probleminha. Dessa vez é a instalação elétrica que não é lá de muita confiança , se ligar muitos equipamentos lá se vem a falta de energia. O que pouco sabemos é que o diretor já compartilhou de sua preocupação com os responsáveis pela organização das salas que servirão de seção eleitoral. Esperamos que tudo ocorra bem durante a votação do póximo dia três .